horso by themepul

Que tal usar inteligência artificial em seus processos?

A plataforma Kip4You entrega a você a possibilidade de usar e implementar recursos de inteligência artificial em seus processos de negócio, modelados em BPMN, metodologia de gerenciamento de processos de negócios. Isto porque a Kip4You traz agora a possibilidade de integração com o ChatGPT, uma inteligência artificial generativa. E o mais importante: de maneira simples e direta.

A inteligência artificial (IA) tem sido assunto frequente nos mais diversos ambientes, como em nossas casas, nas escolas, nas universidades, nas empresas etc. Alguns se opõem, outros têm medo, mas a maioria a vê com bons olhos. Seja como for, a discussão parece não afetar a velocidade com que ela vem sendo adotada, tendo com o surgimento tanto de novos fornecedores quanto na ampliação de produtos e serviços que a implementam.

É provável que já tenha se perguntado se a inteligência artificial poderia ser usada em sua empresa, e que benefícios ela poderia trazer. Por outro lado, a ideia de utilizar esta tecnologia tão avançada e tão recente pode parecer estar muito no futuro ainda. Mas, não está.

A plataforma Kip4You entrega a você a possibilidade de usar e implementar recursos de inteligência artificial em seus processos de negócio, modelados em BPMN, metodologia de gerenciamento de processos de negócios. Isto porque a Kip4You traz agora a possibilidade de integração com o ChatGPT, uma inteligência artificial generativa. E o mais importante: de maneira simples e direta.

Um processo de exemplo

Para entendermos como é simples usar a integração da plataforma Kip4You com o ChatGPT, precisaremos de um processo de exemplo. Usaremos o seguinte processo:

Neste processo o cliente registra um feedback sobre um determinado produto ou serviço da sua empresa. Esta opinião pode ser um elogio, reclamação, sugestão, entre outras possibilidades. Se o volume é grande pode se tornar difícil analisar todos os feedbacks e escrever uma resposta adequada para cada um deles. É aí que entra a inteligência artificial, em dois pontos do processo. No primeiro ponto, a IA analisa o sentimento por trás da opinião, se é positivo, negativo ou indefinido. Indefinido seria quando a IA não consegue perceber claramente se a opinião é negativa ou positiva.

O segundo ponto é quando a IA escreve o esboço da resposta para o cliente. Depois de tudo, sempre há uma revisão da resposta por um humano, antes que ela seja enviada para o cliente. No entanto, com a ajuda da IA, muitas análises de sentimento são realizadas e muitas respostas são construídas. Mas, como tudo isso é feito na plataforma Kip4You?

Prompt configuration

A primeira coisa que precisamos fazer é configurar os prompts que serão usados em nosso processo. Mas, o que são esses prompts? Trata-se de um mecanismo que nos permite passar instruções para o ChatGPT, uma forma de “programar” ele para que gere respostas com base em algumas regras gerais. E a plataforma Kip4You possibilita a você criar estes prompts.

Ao configurar um prompt, e na Kip4You podemos criar quantos forem necessários, passamos algumas instruções dentro deste prompt. Uma das coisas que podemos configurar é a versão do ChatGPT que será usada:

Há alguns campos a serem configurados neste prompt, como a temperatura e o comprimento máximo da resposta. A temperatura permite controlar o quão criativo você deseja que a IA seja (em uma escala de 0 a 1). O padrão 0,7 é muito bom para a maioria dos casos de uso.

O comprimento máximo da resposta é um controle de quanto tempo o prompt e a resposta combinados podem durar. Se você notar que a IA está interrompendo sua resposta no meio da frase, é provável que você tenha atingido o comprimento máximo, então aumente um pouco e teste novamente.

Naturalmente, há mais detalhes sobre cada um dos campos e a experiência com o produto pode ser adquirida rapidamente. Não entraremos nos detalhes de todos os campos, mas apresento na imagem a seguir a configuração básica de um prompt na plataforma Kip4You:

E uma coisa muito interessante é que podemos orientar o ChatGPT até mesmo na forma como a resposta vai ser criada. E pode incluir dados provenientes do próprio processo. Veja este exemplo:

Note que neste campo do prompt nós orientamos sobre como a análise deve ser feita, com base no campo “review”, que vem do processo e é a opinião do cliente, e ainda determina que a resposta final só pode ser uma das seguintes três palavras: “Positive”, “Negative” ou “Neutral”.

O prompt no processo

O nome do prompt que criamos anteriormente é “ServiceSuveryProcess.AnalyseSentimento”. No processo BPMN podemos invocar este prompt criando uma variável chamada “promptConfigurationName” e informando o nome do prompt no valor da variável. O resultado, que retorna do ChatGPT, é guardado em outro campo criado por nós chamado “resultVariable”, onde indicamos em seu valor a variável final que terá o retorno, no caso “sentiment”.

Lembre-se que “sentiment” guardará apenas um dos três valores: “Positive”, “Negative” ou “Neutral”. O processo consegue ler a resposta do ChatGPT e definir que caminho seguir, se passa pela análise manual ou se vai direto para a construção da resposta:

A próxima tarefa, “Write Draft Reply” também é executada pelo ChatGPT, usando o mesmo mecanismo já informado. Um prompt recebe dados do processo, e constrói uma resposta que é recebida pela variável indicada no “resultVariable” desta tarefa. Veja como foi criado o prompt para criar a resposta:

Veja que dentro do prompt foram incluídas três mensagens de orientação para o ChatGPT, orientações que usam dados provenientes do próprio processo. Assim, a mensagem é construída e o processo segue para a próxima tarefa.

IA em suas mãos pela Kip4You

Como vimos neste artigo, o uso da IA em sua empresa, hoje, não é mais um sonho. É uma possibilidade real. Mostramos um possível uso da IA em um processo que pode ser implementado em qualquer empresa que receba feedbacks de seus clientes.

É impressionante como a plataforma Kip4You conseguiu construir uma ferramenta simples, prática e que entrega o poder da inteligência artificial generativa do ChatGPT em suas mãos. Que tal entrar em contato com a Kip4You e entender melhor tudo o que você pode criar com a IA para elevar o patamar de sua empresa?

Imagem de Freepik

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *