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Que tal ganhar um copiloto?

As entradas de dados, formulários utilizados para o envio de informações, podem receber uma importante contribuição das ferramentas de inteligência artificial. Acesse o post e descubra como.

O tema da inteligência artificial começou com muita especulação. Depois, ficou polêmico. Agora, começa a ser utilizado em aplicações reais, oferecendo apoio efetivo aos usuários destes sistemas. E isto acontece também na plataforma Kip4You.

Quer saber como? Descubra como usar o Copiloto de Formulários para incluir formulários inteligentes em seus processos automatizados.

Copiloto de Formulários

A interação entre sistemas de informação e pessoas são os mecanismos de entrada de dados, geralmente formulários utilizados para o envio de informações para dentro destes sistemas. E algumas destas entradas podem receber uma importante contribuição das ferramentas de inteligência artificial. Mas, como?

Utilizaremos como exemplo um processo bem simples, como pode ver a seguir. Este processo trata de receber uma reclamação do cliente sobre uma compra que ele fez com a empresa, e na sequência responder ao cliente, preferencialmente indicando uma solução.

Esta mensagem é capturada pelo sistema de análise e respostas, que permite ao colaborador do SAC (serviço de atendimento ao cliente) elaborar uma resposta adequada para o cliente em uma tela deste sistema, em um campo de texto. No próprio campo texto onde a resposta deve ser escrita pelo colaborador, a IA nos ajudará a elaborar a melhor resposta possível. 

Faremos isso utilizando mais um recurso da plataforma Kip4You, o Copiloto de Formulários. Uma forma de introduzir recursos de inteligência artificial em qualquer formulário de uma aplicação rodando na plataforma Kip4You.

Então, precisamos “programar” a inteligência artificial para construir a resposta da forma que queremos no próprio campo de texto. Em outras palavras, precisamos estabelecer os parâmetros de referência para a IA. E fazemos isto por construir um prompt, um mecanismo que nos permite passar instruções para o ChatGPT.

O Copiloto nos permite acionar estes prompts diretamente a partir dos formulários, como por exemplo dentro de uma caixa de texto. Neste exemplo, construí os seguintes 3 prompts: 1) Email Problem PO; 2) Translate; 3) Improve. 

Porém, neste artigo consideraremos apenas o primeiro, “Email Problem PO”. O Copiloto permite adicionar um pequeno botão na parte superior direita da caixa de texto para utilizarmos esses prompts construídos, como pode ser visto na figura a seguir.

Agora, vejamos como configurar o prompt Email Problem PO e que resultado teremos quando o utilizamos. Veja a configuração inicial:

Note que eu criei um parâmetro chamado problema, no qual ofereci ao usuário do prompt 4 opções de problema. Vamos imaginar que este usuário é o colaborador da nossa empresa que está respondendo ao cliente. Ele escolhe o problema que o cliente relatou e a IA propõe uma mensagem. Mas, como ela cria esta mensagem?

Com base na orientação que eu dei para ela. “Mencione o problema ${params.problema}. Peça desculpas”. Note que eu dei duas ordens em linguagem natural, sem comandos especiais. Usei o ${params.problema}, que fará uma referência para o problema selecionado pelo colaborador. Quer ver como funciona? Veja:

Ao selecionar o problema “Pacote violado” a IA soube criar uma resposta para este problema. Neste caso, o usuário pode aceitar (accept), pedir para gerar uma nova resposta (retry) ou cancelar e escrever a resposta ele mesmo. Ainda que a proposta da IA seja aceita, o usuário ainda pode fazer ajustes nesta resposta antes de enviar. Vamos adicionar mais um comando ao nosso prompt:

Note que agora eu estou usando dados do pedido, que estão no contexto da aplicação. No Copiloto de Formulários podemos usar parâmetros, que nós mesmos construímos, bem como dados que estão no processo, como os dados do pedido neste caso. Vamos ver quais são os dados disponíveis no nosso exemplo:

{

  “purchaseOrder”: {

    “number”: “12345”,

    “buyer”: “KIP4You”,

    “seller”: “OWSE”,

    “value”: 4500

  },

  “task”: {

    “name”: ” Review Purchase Order”

  }

}

Este é um formato muito usado para trocar informações entre sistemas, conhecido como JSON. Usei estes dados para programar nosso prompt, como por exemplo o purchaseOrder.number, que é o número do pedido. Vamos ver qual é o resultado que este prompt nos retorna agora:

A IA fez tudo o que eu pedi, inclusive colocar o valor em formato da moeda brasileira, citar o fornecedor, o número do pedido e continuou pedindo desculpas pelo ocorrido. Mas, estou achando muito prolixo este texto. Vamos acrescentar mais uma orientação ao prompt:

Vejamos agora qual é o resultado da execução do prompt:

Bem melhor, não acha? Com a ordem “seja conciso”, a IA usou frases menores, direto ao ponto. Usar mais frases ou menos, dependerá muito da necessidade de cada aplicação. O importante é o apoio que o usuário recebe da IA para criar mensagens estruturadas, sem erros, e praticamente prontas para enviar ao cliente.

Faça coisas incríveis com o Copiloto de Formulários

Apresentei aqui apenas um exemplo. O Copiloto de Formulários pode fazer muito mais do que isso, inclusive realizar cálculos para gerar respostas que considerem coisas tais como faixas de valor, volume, temperatura, pressão, distância, etc. Com criatividade você pode construir coisas extremamente úteis e interessantes para sua empresa. Entre em contato com a Kip4You e faça coisas incríveis em sua empresa.

Imagem: Freepik

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